Lei de Apoio a Pacientes com Insuficiência Renal Aguda ou Crônica é Sancionada

Foi sancionado no mês de Maio de 2019, a Lei Municipal nº 658 de autoria do Executivo, que concede ajuda de custo a pacientes em tratamento de hemodiálise, bem como a seus respectivos acompanhantes. A Secretaria de Saúde está sobre responsabilidade da Secretária Marcilene Souza.

A medida visa garantir direitos, atendendo ao princípio da dignidade humana, e nesse caso, os sofridos pacientes que rotineiramente se deslocam até a cidade de Ji-Paraná, três vezes por semana para fazer o tratamento. A referida lei, oferece a garantia desse suporte que parece simples, porém, fundamental para aqueles que tanto sofrem para manter o direito à vida.

O prefeito Cláudio Santos desde que assumiu o mandato tem tido um olhar atencioso para com esses pacientes. “Quando assumimos o nosso mandato, esses pacientes não tinha sequer um veículo para garantir o deslocamento até Ji-Paraná” afirmou Cláudio Santos.

Na gestão do Prefeito Cláudio Santos e do Vice Abel, uma das primeiras ações foi a aquisição de uma Van, fruto de uma emenda do Deputado Estadual Edson Martins, além disso, o prefeito determinou a contratação de um restaurante para fornecer alimentação, e dado a constante repetição do cardápio, os pacientes preferiram que fosse liberado ajuda de custo, pois dessa feita eles tem a opção de revezarem de fornecedor, caso não se adaptarem ao paladar das refeições.

De acordo com o Sr. Idelir, que foi acompanhante de paciente por um longo período, os avanços na gestão do Prefeito Cláudio Santos foram muitos. “Quando o Prefeito Cláudio entrou melhorou muito. Ganhamos ajuda de custo para almoço, ônibus novo e confortável. Chegávamos 5:00 horas da manhã no ponto e não sabíamos em qual carro ir, nem horário de saída. Um dia era o carro da Funasa, Ônibus da SEMTAS, outro dia esperava Carro vim de Palmares. Na hora do Almoço íamos no restaurante e pagava do bolso. Era muito difícil nossa situação. O Prefeito Cláudio tá sendo muito bom para os pacientes e acompanhantes”, declarou Idelir.

Quanto a exigência dos pacientes pela liberação da ajuda de custo, o Prefeito Cláudio Santos aceitou com muita naturalidade: “Antes de questionar um paciente em tratamento de diálise procure saber como ele vive o dia a dia, passe a acompanha-lo por no mínimo uns 15 dias é terás uma visão bem diferente” finalizou o Prefeito.